top of page

Sobre

              O Raízes de Concreto nasce com a ideia de apresentar uma narrativa acerca do patrimônio histórico arquitetônico da cidade de Barbalha (Ceará). Tal intento veio pela necessidade de preservação desse patrimônio. Barbalha possui um centro histórico valioso em termos de beleza arquitetônica e cultural que merece ser assistido, visto que a escassez de políticas públicas está negligenciando esse patrimônio. Atualmente o processo de tombamento pelo IPHAN ( Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ) está paralisado e somente dois dos mais de quarenta prédios e residências do centro histórico foram tombados. Alguns deles já foram demolidos. O Raízes de Concreto quer trazer a história e a beleza desses prédios às pessoas de todos os lugares por meio da internet e, com isso, ajudar a deter a aniquilação dessas edificações tão importantes para a história do município.

 

 

 

Toda casa tem uma história, toda história tem raízes. Os galhos novos são o agora. E o agora só existe porque já houve um passado. Nossa cidade tem Raízes de Concreto!

SOBRE

         Atualmente, dentre os mais de 44 prédios que compõem o centro histórico da cidade de Barbalha, só dois deles estão formalmente tombados pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, o Palácio 3 de Outubro e o prédio Pousada da Senzala (Casarão Hotel). É justamente a história desses dois prédios que você vai poder explorar mais adiante.

Palácio 03 de Outubro

Construído no ano de 1877 pelo Governo Imperial de Dom Pedro II, O Palácio 3 de Outubro foi edificado pelas frentes de trabalho para os retirantes da grande seca que rondava o Nordeste na época. 

Casarão Hotel

O casarão mais conhecido da cidade de Barbalha foi, durante muito tempo, chamado de Pousada da Senzala por ter sido construído com mão de obra escrava no ano de 1859. 

Para conhecer mais sobre outros prédios assista ao vídeo ou visite nossa galeria

AMOR POR FOTOGRAFIA E PRÉDIOS VINTAGE

Igara Sampaio, tem 23 anos, é estudante de Administração Pública, fotógrafa, blogueira, moradora de Barbalha e apaixonada pelo centro histórico da cidade.

A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DOS PRÉDIOS HISTÓRICOS SOB A VISÃO DE FRANCISCO CÂNDIDO

Numa tarde ensolarada, Francisco Cândido nos recebe em sua casa. Guia turístico cultural, membro do Grupo Pró-memória e administrador do Ponto de Cultura Memorial Cândido de Barros, um espaço repleto de fotografias, textos e objetos que contam muito sobre a história da cidade.

A REABERTURA DE UM DOS PRÉDIOS MAIS IMPORTANTES DA CIDADE

Apesar das sucessivas tentativas de algumas gestões, o tombamento do centro histórico de Barbalha ainda não foi possível.

SERVIÇOS
Tombamento

 

Te deixei à porta, e sempre te deixaria

Àquela fachada que lembrava tudo que era teu.

Uma demão de tons frios, outra de amarelos vivos.

Não te deixei, nem te deixaria.

Porque tombados estamos, e apegados.

Dentro dessas paredes como água de chuva,

E dessa memória que sois, e que me deixasse acesso.

Somos a casa que construímos para o amanhã

Somos a parte dela que desabou

Enquanto erguíamos o sétimo vão.

Saberia um caseiro contar o que houve?

Ninguém como tu mesma saberia!

Vão-se vãos inteiros lembrando tudo que era teu.

Te deixei sem dono, mas nunca te deixaria

Te eternizo e cuido através do tempo

Te tombo e venero através da porta

E quando pensares que já não existes

Eu te lembrarei que jamais te deixaria.

 

Iúrio Ferreira

Conte o que você achou

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Centro Histórico

de Barbalha

CONTATO
Saiba quem somos
bottom of page